Bon Chic


Confesso: aproveitei o serão de sábado livre para espreitar, pela primeira vez a sério, o programa da TVI "Bon Chic", o programa que triunfou neste horário e que impediu o "Boca a Boca" de prosseguir o seu curso evolutivo (sem audiências fecha-se a torneira).
Consegui resistir em frente ao televisor durante cerca de onze minutos. Com som e tudo.

Não me espanta que o "Bon Chic" tenha resultados. Aliás, outra coisa não seria de esperar - o programa surte o mesmo efeito que um acidente na estrada, ninguém gosta mas toda a gente quer ver. E é com o mesmo espírito de um acidente na IP5 que continua, minuto a minuto, flagelando-nos, num período de agonia intervalado por anúncios a detergentes, sempre marcado pelo calvário da aberração.

Eu sei bem que o "Boca a Boca" tinha muitos defeitos, mas permitam-me ser delicado: o "Bon Chic" é uma merda. E creio que é mesmo por isso que funciona.

Por isso, não me espanta que o "Bon Chic" tenha resultados. O que me espanta é que o sr. José Castelo Branco não se aperceba que está ali como o homem-elefante do Lynch; uma aberração para o povo ver, a mulher-barbuda, uma garça com a subtileza de uma abóbora que desliza sobre o seu ego infeccionado.
O homem pode ser parvo, mas será burro? Não consegue compreender que só lhe permitem pavonear-se e arrotar plumas porque é a estrela de um freak-show?

Bolas, alguém o avise!

Porque das duas, uma: ou ele é realmente tão ingénuo que julga que está a brilhar, investindo cada vez mais numa persona, num personagem que julga engraçado; ou então o gajo é mesmo assim. E se assim for, temos um problema.

É que, se o Sr. Branco é na intimidade aquilo que personifica perante as câmeras, então representa tudo o que de pior existe na nossa sociedade.
Se o gajo é mesmo assim, estamos a assistir ao triunfo da escória.
Porque - pensem bem - se o gajo é mesmo assim, significa que entregamos a vitória ao egocentrismo, à vaidade nula, à masturbação pública, à falsa-modéstia, ao vazio da mensagem, ao andrógeno de corpo e alma, ao elogio da futilidade, das aparências e da fortuna oca como cume do sucesso.
Entregamos a vitória a tudo isto e pior: aos gajos que o puseram lá, mais conscientes disto do que o pobre pavão podre, bêbado de si mesmo.

Pronto. Já desabafei.

15 comentários:

vera disse...

Não podia concordar mais. Não vi essa aberração de programa (e acho que nem vou perder o meu tempo a ver). Mas do que já vi e ouvi falar da "coisa" que o apresenta, só posso acreditar em tudo o que escreveste. É mesmo o «triunfo da escória», o «elogio da futilidade, das aparências e da fortuna oca». E eu a pensar que o reconhecimento exigia alguma espécie de mérito... silly me!

Anónimo disse...

Eu tenho um opinião um pouquito diferente...
Também, não gosto do tipo, acho-o uma aberração e etc. tal como vocês... Mas já pensaram que ele pode estar-se a aproveitar de toda a fama que trouxe da Quinta das Nulidades?!? Eu acho que o problema não é dele... Ao fim e ao cabo, ele só está a aproveitar-se da "nossa" estupidez e a encher os bolsos à custa disso...

Ricardo

Pecola disse...

Tenho as minhas dúvidas quanto ao número das audiências dele.. Para já, a TVI está ali com um "berbicacho", porque não acredito que aquelas alminhas não tenham a noção da tristeza que é o programa.. Há programas para todos os gostos, e ainda bem que os há. Mas foi dos poucos em que eu espreitei (sua maluca..) e mudei de canal não por causa do dedo já treinado para o zapping mas por vergonha alheia.. Havendo programas que vêm e vão, por decisões que não são nossas, pelo menos cumpriram um trabalho digno de entretenimento. Agora este.. Muito gostava de saber o que a "sô dona lady" está a fazer durante o programa..

Anónimo disse...

tem razao.. o bon chic n vale nada... alias a tv portuguesa tem andado a falhar ultimamente... axo q o mlhor programa a exas horas em portugal vai pa 2....
na tvi ha aberraçoes.. eu tb tentei ver esse programa e passei logo de seguida...para otro canal...
na sic... na sic nao tinham piada... foi exe o problema... talvez por culpa dos convidados, talvez pla inexperiencia d apresentador... ja me dixeram q é uma xcelente pessoa, mas para mim q n percebo nada d tv, apenas m limito a ver akilo que gosto e que me da prazer ver, axei mt seco... é certo que eu tb sou dificil de rir... prefiro humor inteligente.. prefiro o humor britanico por exemplo.. mas em portugal tb ha kem nos faxa rir... aparte o fernando rocha que usa e abusa d vernaculo, ha outros q so pela sua figura dao vontade de rir! educadamente!

Anónimo disse...

Apesar de n saber kem és tu, grilus, permite-me k discorde completsmente da tua opinião!!! o Carlos Moura é um dos melhor humoristas k temos em Portugal... Não sei se tiveste com atenção ao programa, mas eu k os vi tds e completos axo k dvias era acordar pa vida!!!! experimenta dar uma vista de olhos no levanta-te e ri ou mm em outras actuações do Carlos e dpx volta a comentar!!! TENHU DITO!!!

vera disse...

O Carlos Moura tem muita graça, o Boca a Boca tinha piada (foi muito negligenciado) e o Fernando Rocha é um tipo que conta anedotas e que a mim nunca me fez esboçar sequer um sorriso. O humor português está finalmente a seguir o caminho certo, por conta de pessoas como o Carlos Moura e outros que nos habituámos a ver no Levanta-te e Ri, alguns dos quais acabaram depois por enveredar por outros projectos. Espero que o caminho continue a ser trilhado porque a falta de humor nas televisões não se deve à falta de pessoas com talento para fazê-lo.

Anónimo disse...

Concordo em género, número e grau. De facto é como dizes, é uma aberração, é um "ser humano" completamente vazio e desprezante. Não deve mto à inteligência, pois tudo o que diz são lugares comuns e não tem rigorosamente nada a transmitir ou ensinar. Pena que a SIC tenha tirado o teu programa e não tenha conseguido perceber que este aparente "sucesso" do Castelo Branco seja efémero. BJS e FORÇA MIGO!!!

Anónimo disse...

O problema é que se terminam com o programa do shor doutorê Branco , ele faz birra e chama o Shor Doutorê frota para bater no shor doutorê Moniz. E o homen alem de andar de moletas , passa a andar com um olho negro e um braço ao peito.

Anónimo disse...

ya realment o homem e completamente assustador..de dar vomitos... knd olho pra ele pergunto me: "ó coisa! o k é k tu és afinal?"

sofia barcelos

Anónimo disse...

acho que nem ele sabe o que é afinal

Humberto Gomes disse...

Desculpa lá Carlos, mas nem que a vaca tussa eu acredito que o teu programa "estoirou" por causa daquela coisa, opá, não encontro melhor adjectivo; será que não tens alguém na SIC que simplesmente não vai com a tua cara e aproveitando-se disso, quis saber se de facto tinha poder? Quem decidiu que o Boca-a-Boca terminasse por falta de audiência... experimente por a novela Senhora do Destino ao Sábado no horário que ocupavas. Seria interessante ver as audiências... Para finalizar, não te conheço pessoalmente, não fui pago para escrever aqui no teu Blog e isso é facilmente provável, logo a minha opinião é insuspeita a teu respeito, és bom Carlos Moura. As coisas são o que são. Tu não perdeste mas a SIC sim, porque até hoje não sei que programa puseram para vencer as audiências, a mim pelo menos, a Sic, perdeu.

Anónimo disse...

Não é por nada mas ouvi dizer que o senhor(a) José Castelo Branco também vai saltar de um avião. Imitador...

P.S.: Acho que a queda (do avião) vai ter como música de fundo "It's Raining Men". Podiam ter escolhido uma música mais apropriada...

Anónimo disse...

para mim o programa acabou mesmo pelas audiencias,mas nao por causa do programa do outro...mas afinal o k s podia esperar,com um horario desses,e basta ver o exemplo das manobras de diversao,ou do inimigo publico tv,k pararam pk tava a baixar d audiencias...

mas será k todos ainda acreditam emaudiencias?eu nao.será k uns milhares de audimetros dizem mesmo a verdade em relaçao a realidade de milhoes de lares portugueses?duvido mt.mas os maiorais das tv regem-se por isso...e é ver a tvi com novelas a começar a tarde e acabar para lá da meia noite,a sic tb nao fica atras.

Falo por mim,das 4 tv's (RTP1,:2,SIC,TVI) so as sintonizo para ver ou noticias (tb raro ver noticias TVI) ou algum raro filme bom k transmitam,pk de resto...ainda bem k tenho tv cabo,pk s nao tivesse raramente via essas 4...k vao de mal a pior

S. disse...

Confesso que tenho sofrido sintomas de privação nas duas últimas noites de Sábado. Sinto falta do Boca-a-Boca e daquilo de que estava a caminho de se tornar.
Duvido que tenham sido as audiências porque o programa não esteve no ar tempo suficiente para fornecer dados fiáveis. Além do mais, o Boca-a-Boca não teve auto-promoção suficiente, e nem tu, Carlos Moura, a tiveste. Se a SIC quisesse mesmo investir em ti e no programa, tu terias recebido bem mais atenção dos media, mais entrevistas nas TV Guias deste Portugal, peças de charme no Êxtase ou no Caras Notícias, entrevista no K7 Pirata do Nilton...
Cá para mim houve luta de poderes, e tu ficaste do lado perdedor. Mas há males que vêm por bem. Tu dás a volta por cima em menos de um fósforo, sabes que sim.
;)
Beijinhos, Carlos.

El Maluko disse...

Épa TU ÉS GRANDE!!!! uma observação: O Boca a Boca era infinitas vezes melhor que essa imitação de programa...