Curvem-se perante o Rei

Confesso que foi com receio que fui ver "King Kong", de Peter Jackson, na sempre boa companhia do meu amigo Nuno Matos a uma sala de cinema em Gaia.
Receio por razões óbvias - Kong é um daqueles clássicos que permanecem no imaginário e que dispensam remakes; Jackson meteu-se no projecto sem tempo de pousio, ainda na euforia do "Senhor dos Anéis"; a história deste clássico parecia-me demasiado naïf e qualquer tentativa de adaptação ou melhoramento poderia resultar numa tragédia cinematográfica (lembram-se do Godzilla?). Enfim, receio de uma chouriçada americana blockbuster com cheiro natalício, coisa corrente desta indústria.
Mas desengane-se o receoso: os primeiros dois minutos de filme foram suficientes para me acalmar, com um genérico a piscar o olho ao original e uma entrada brilhante na Nova Iorque da década de 30.
A partir daí foi o amarrar à cadeira e fazer uma viagem de 3 horas pela mais bela arte de todas, a arte de contar uma história.

Por onde começar um modesto comentário?
Pelas estrelas.

Kong é grande. E não é um monstro nem um homem num fato de borracha: é um gorila como todos os gorilas do planeta, excepto no tamanho descomunal. Kong é velho, cansado e feroz. E, acima de tudo, é real. Parece saído do Discovery Channel XXL, tão vivo que torna dificil pensar nele como um efeito especial.
O símio brilha na tela graças às maravilhas do 3D, mas atrás de um grande gorila está este grande actor, Andy Serkis:
Depois de ter deslumbrado o mundo com o seu Gollum, na trilogia dos anéis, Serkis subiu a fasquia, mostrando que tem talento para mais do que esperávamos. Além da responsabilidade de dar vida a Kong, espinhal medula do filme, este rapaz interpreta também o cozinheiro do navio - e que cozinheiro...
Para encarnar o gorila, Serkis passou semanas a estudar gorilas ao vivo no Ruanda e no Zoo de Londres. Durante as filmagens eram-lhe colocados sensores por todo o corpo para captar com pormenor os seus movimentos e expressões - só no rosto, eram 132 sensores...


Mas o gorila não leva as atenções todas para casa. Naomi Watts eleva-se na película e, cada vez que surge, preenche o écran com a donzela perfeita: insegura mas inteligente, delicada mas não frágil. E prova que não é uma beldade do cinema, é uma actriz.

O resto do casting assenta como uma luva. Jack Black, Adrien Brody e restantes cavalheiros fogem à regra dos blockbusters e presenteiam a história com papéis ricos e detalhados, que trazem acrescento. Isto, além dos outros dois personagens omnipresentes que catapultam King Kong para a glória: Skull Island e a Nova Iorque de 1933, que nascem para vida graças a uma mistura explosiva de mais de 800 planos de miniaturas e 3d. E mais uma vez, não se sente o plástico.

Como seria de esperar, os efeitos especiais são companhia constante mas, tirando um ou dois planos fugazes, servem a história e não o contrário, numa simbiose delicada.


É obra.
Ao longo de 3 horas que passam a voar, Peter Jackson segura o espectador pelos colarinhos e empurra-o para uma aventura extraordinária, uma montanha-russa com perseguições alucinantes e imagens de encher o olho. Já não me sentia assim na grande sala desde a estreia do Indiana Jones. Claro que há coisas com que muitos poderão discordar: eu, por exemplo, não simpatizei muito com a sequência dos insectos (vejam o filme) mas é uma homenagem a uma sequência cortada do original. A verdade é que a balança pesará sempre para o lado de Jackson, porque mesmo com este ou aquele deslize o filme nunca descarrila. Mantém-se firme e seguro, com uma narrativa sólida, justificada, plena de referências subtis ao cinema, à literatura, e recheada de detalhes magníficos. Mas há mais.

É que, com todo este aparato e com a dose de adrenalina, King Kong prega-nos uma rasteira. Uma grande rasteira.
É que este não é um filme sobre monstros e aventuras.
Mais: este não é um filme sobre o próprio King Kong.

Este é um filme sobre a particular capacidade do ser humano de destruir o que é belo, sobre o poder e a ambição. Sobre a importância de fazer as coisas certas e de ser capaz de dizer "Amo-te" na hora certa.


E meus amigos, esse é o grande trunfo que o gorila de Peter Jackson tem escondido.

Sem comentários: