Sobre Leiria

Gostei e pareceu-me que todo o evento correu bastante bem.
No entanto, houve ali uma altura em que me senti a desanimar: sente-se que muita malta nova anda por aí a dormir.
Falta energia, falta estaleca, falta iniciativa.
Apesar de sentir que pareço o meu avô a falar, estes teenagers ou universitários fresquinhos são (na sua maioria e não na sua totalidade) um caso grave de semi-autismo. Muita malta que não lê, que não ouve, que não se sabe mexer.
Muita malta que não questiona, não interroga.
Muita malta que ainda não acordou.

Mas, de resto, também encontrei muita gente gira e aparentemente proactiva, que é o que nos faz falta, não julguem que venho desanimado com o estado da nação!

12 comentários:

Anónimo disse...

A mim parece-me exactamente o mesmo. e se tu tiveste essa percepção apenas durante a palestra devias tê-los visto a pedir autógrafos ao daniel oliveira.
espero fazer parte do gurpo "aparentemente proactivo":)

beijinhos e tudo de bom para ti

(por acaso fiquei surpreendida pela positiva por tudo o que disseste. há uns anos o carlos fino veio a Leiria e eu fui dar-lhe uma palavra e apresentei-me como aluna de comunicação social. Ele disse com desprezo "ah, coitados"...
acho que todos os que estavam presentes levam dali uma grande lição. Só lamento não poder ter estado todo o tempo, mas efectivamente e por incrível que pareça não são palestras fixes que me pagam copos nem maços de tabaco). obrigada

Anónimo disse...

Depois do teu post do boletim meteorológico ninguém diria que continuas optimista!... mas ok...

Tens que ver o lado dos teenagers...com o país no estado em que está...com que raio de incentivo queres que eles acordem?...que terão que acabar o curso rápido e deixar o país para ganharem dinheiro a sério sem serem quase "burlados" pelo Estado?...

Não sei...é um ponto de vista...que nem com toneladas de optimismo poderá ser mudado face à realidade da nossa Pátria...

Mas apesar de tudo...

be happy

Lolly disse...

Estive em Leiria e quando me preparava para mais duas horas de conversa cinzenta disfarçada sob o nome de "escrita criativa", eis que ouvi falar pingu.
É verdade que não saímos de lá mais criativos, nem recebemos cada um uma caneta com super poderes para nos ajudar a escrever melhor, mas é sempre bom ouvir alguém dizer que não temos obrigatoriamente de seguir o caminho chamado "correcto e aceitável". Que se quisermos escrever com os dedos dos pés, força! Mesmo que daí saiam apenas um monte de riscos numa folha de papel, pode ser que mais alguém olhe para aqueles traços e diga "Ehpah, sim senhora! Bela caligrafia!".
E acredita que voltámos para Lisboa sempre à procura do "Imigrante, vem devagar". Já tive oportunidade de ouvir e sinto-me imensamente mais rica depois desta experiência quase paranormal.
Os meus parabéns pela tua participação no Encontro, estiveste mais que à altura! ;)

Carlos disse...

Bem, nada melhor para o início de segunda-feira do que algumas miúdas giras a incharem-me o ego.
:D

Anónimo disse...

já sinto os pés molhados de tanta baba a invadir Cascais... (^_^)...haha

Mas pronto...é merecida...baba-te para aí...

Anónimo disse...

Boa tarde...
Finalmente podemos respirar de alivio, o ENEJC 2006 acabou e foi um sucesso. Mas não poupou stresses à Organização.
Tenho a agradecer, a título pessoal, a sua presença no Encontro, o workshop que, segundo ouvi e que infelismente não pude assistir, correu muito bem e, também o agradavel jantar que proporcionou, e que serviu para descontrair da pressão a que nós, Organização, estavamos sujeitos. Para quem não sabe, houve guerra de sobremesas e tudo, lol. Foi um caos quando Leiria sofreu um apagão e todos queriam roubar o doce de café do Carlos..

Espero que mantenha o contacto.
Abraços,

Rita Ley
Comissão Organizadora.

Carlos disse...

Claro que sim, Rita, claro que sim.

Anónimo disse...

Boas!.. sou estudante de Comunicação e relações Públicas do Instituto Politécnico da Guarda... e sim..estou lá porque não tinha media para mais...tomei a opção de que falaste no workshop... a de não ir ás aulas..mas sim,aprender por mim...conhecer..aventurar-me... ir á procura! E embora possa parecer muito mau estar a afirmar tais coisas... A verdade é que compensa mais tar no café a ler o jornal e a socializar do que propriamente estar a ouvir blá blá blás de algumas personagens chamadas "professores"!!! É assim que vejo as coisas... E não será por acaso que os grandes génios criativos não têm um passado "passado" á porta da sala de aula..e á noite a passar a matéria a limpo... Pelo amor de Deus..ninguém passa a matéria a limpo! "Desculpa a melguice" maas tenho so mais uma coisinha pa dizer.. mas nao digama ninguém... Os momentos em que tenho a criatividade no auge e me surgem grandes ideias sao normalmente ás sete ou oito da manha depois de uma longa noite de copos! Por isso aproveitem a vida que eu vou continuar a fazer o mesmo!Ah! e tenho dezanove anos..tou no segundo ano e nunca reprovei! acho que nao preciso dizer mais nada!

Mário Ventura disse...

Carlos,
muito obrigado pela sua presença e por fazer ver, ainda que moderadamente, que afinal um curso superior não é tudo...porque sim, há ainda muita boa gente que ainda pensa desse modo!

Espero que o veículo já tenha uma luz nova, não vá precisar quando lhe calhar novo apagão!!!

Já sabe que a nossa ESEL será sempre uma porta aberta para a sua presença!

Já agora, e para não me tornar chato, fica o convite para uma vista de olhos em http://FintaeRemata.blogspot.com. O blog do Carlos Moura já está nos recomendados :)

Dissendium disse...

Boas!
Sou uma das estudantes que esteve em Leiria e, apesar de não ter podido assistir ao workshop (a possibilidade de escolha de apenas dois levou-me para outras paragens), é com pena que não o fiz, pois diz quem lá esteve que foi bastante bom.
No entanto é bom ver que não sou eu a única a ter a noção de que muitos dos que estudam Comunicação não estão realmente capacitados para entrar no mundo da mesma.
Gostaria ainda de saber se haverá problema em um dia lhe pedir umas orientações.
Obrigado e boa criatividade! :)

Carlos disse...

Nelinha

Nem oito, nem oitenta: uma coisa é explorar o mundo outra é perder o juízo.

;)

Pequenas Coisas... disse...

nelinha: "Pelo amor de Deus..ninguém passa a matéria a limpo!"

Eu passo... :S

E também estive no ENJEC... E também estive no workshop de Escrita Criativa... E também gostei! ^^

*