Óscares 07

O grande vencedor na cerimónia das estatuetas douradas?
Al Gore.
O ex-vice-presidente norte-americano foi o centro das atenções, graças ao seu documentário "Uma Verdade Inconveniente". Primeiro, teve direito a um momento especial em palco, com Leonardo DiCaprio, em que se revelou que a própria cerimónia passou a ser "verde", com toda a produção orientada para a ecologia. Depois, levou para casa duas estatuetas e foi constantemente citado e referido ao longo do programa - um esforço notório da Academia para passar a mensagem green, além de algumas piadas sobre a possibilidade da sua re-candidatura.

De resto, uma cerimónia equilibrada. Alguns dos meus favoritos ganharam onde mereciam; "Little Miss Sunshine" como guião original e actor secundário, e "O Labirinto do Fauno" com direcção artística, maquilhagem e fotografia.

Melhor momento da noite: Ellen DeGeneres surge na plateia e diz que quer tirar uma foto com Clint Eastwood, para pôr no MySpace. Ao lado, Steven Spielberg voluntaria-se para ajudar e tira a foto... Ellen olha para a imagem tirada e pede-lhe para repetir, desta vez com "menos ar dos lados"... Raramente vamos poder ver outra vez uma comediante ensinar Spielberg a fotografar.

Martin Scorsese, no fim da noite, arrecadou o de "Melhor Filme". Eram sérios, os concorrentes, mas "The Departed" merece-o. É, sem dúvida, um grande filme, um dos melhores de Scorcese, com uma narrativa genial, actores de luxo e tudo a bater certo, no sítio certo. Merece-o.

É claro que a maior pena foi, mais uma vez, não estarmos presentes na Gala. "Alice" merecia-o. Mas é assi, o rumo das coisas.

4 comentários:

Anónimo disse...

O "The departed" não chega aos pés de "Taxi Driver". o Scorcese já devia ter ganho o óscar há muitos anos atrás...

Carlos disse...

Já devia ter ganho, é certo. Mas não minimizem tanto o "The Departed" - não é um "Taxi Driver" mas tb merece a estatueta.

Anónimo disse...

ahhh, e o "Goodfellas" (tudo bons rapazes)?... o pessoal da Academia que me faça um favor... atirem-se ao mar! A originalidade, o desafio da simplicidade? Little miss sunshine merecia mais!!!

Há bocado esqueci-me de assinar o post. Entschuldigung!

Um abraço

Manuel Prata

Luis Prata disse...

The Departed, Little Miss Sunshine, e o Labirinto do Fauno.. merecem sem dúvida.. achei-os grandes filmes..

OFF-TOPIC: Este meu primo Prata até se parece comigo :) Pede desculpa em Alemão.. Não é que eu estou neste exacto momento na Alemanha em Backnang.. nem combinado :)