Radiohead - os maiores... e mais baratos


E finalmente os Radiohead estão de volta com novo álbum, "In Rainbows", e desta vez com uma revolucionária estreia mundial ao nível da comercialização.
A banda pura e simplesmente decidiu assassinar o processo tradicional das editoras e colocou desde ontem o álbum à venda on-line. Mas não tem nada a ver com a compra de faixas no iTunes - não, quem quiser comprar compra o álbum todo num ficheiro zip.
Mas a surpresa não é esta. A grande surpresa é que o álbum... não tem preço.
Depois do utilizador se registar no site, pode aceder à página de compra, onde decide quantos álbuns quer comprar, como habitualmente, mas desta vez o espaço onde deveria surgir o custo final está em branco, sendo o utilizador que o tem que preencher. A frente deste espaço, apenas um ponto de interrogação.
Surpreendido com o "novo sistema" e sem perceber quanto custaria o álbum, cliquei no ponto de interrogação, para tentar perceber o valor da coisa, e apareceu-me a seguinte mensagem:
"It's up to you".
Não satisfeito, voltei a clicar no pontinho de interrogação e
"No, really, it's up to you".
Espantado, fiz uma breve pesquisa na net e percebi que a banda deixa à disposição dos fãs quanto querem pagar pelo álbum.
Claro que há um mínimo: £0.45, cerca de 65 cêntimos, que é para pagar a taxa do Visa. Mas basta. Quem quiser que eles enviem o álbum para casa terá que sustentar o custo mínimo do transporte, e por cerca de 40 euros recebe a edição deluxe, que além do álbum contém dois vinis e um pequeno book exclusivo...
Tem havido uma grande discussão em fóruns onde os fãs argumentam qual o valor mínimo e digno para dar directamente à banda mas, em comunicado, os Radiohead já disseram que deixam isso à escolha do freguês e que não fará grande diferença em relação ao que a banda ganharia no comércio tradicional.
Por isso, meninos, corram para o site InRainbows e façam download do álbum, em vez de piratear. Ah, e não sejam forretas - gastem mais de um eurito, que vale bem a pena...
Isto sim, é revolução digital.

4 comentários:

RiseUp disse...

Sim, os Radiohead são GRANDES! E eu já tenho o album e já o ouvi e é muito bem! Eu gostei!

Mas tenho uma dúvida... onde foi que viste (e toda a gente que tenho ouvido dizer) que há um valor mínimo? Eu pus na caixa do preço 0.00 e foi isso mesmo que paguei.. não há cá taxas nenhumas.. claro que assim que tiver oportunidade quero comprar, pelo menos, o CD ou ainda o pack especial (quem sabe prenda de Natal?) Se calhar as taxas é para quem põe um preço, tem de pagar o que disse e mais as taxas, agora se não se pagar nada, também não há taxas! :)

Desculpa o bitaite.. mas comecei a ler-te à pouco tempo (3 dias :D ) e estou a gostar :)

Carlos disse...

RiseUp:

o valor mínimo foi lido num comunicado da banda. Abaixo de 45 centimos estás a dar prejuízo aos rapazes. Além de que hoje em dia, com o MbNet, por exemplo, podes fazer a compra segura desde que tenhas pelo menos multibanco... e não custa nada largar dois ou três euritos por isto...
E bem-vindo ao blog!

Luis Prata disse...

Man, espectacular.

Depois de o ouvires, quanto vale para ti o álbum?

RiseUp disse...

Não ouvi nem li em lado nenhum esse comunicado...não sabia que estava a dar prejuízo.. :|

De qualquer maneira assim que tiver oportunidade vou comprar o CD (espero bem que ele acabe por sair para as lojas).


..Já agora.. é "bem-vindA" ;)