E mais um para as trincheiras

O comediante Bill Maher, também apresentador do programa "Real Time", esteve recentemente na mesa de "Larry King Live" e, em directo para todos os conservadores Estados Unidos da América, falou sobre o seu novo documentário Religulous, uma sátira à religião. Como se não bastasse, deixou ficar bem claro o seu ponto de vista:

Tratarei de falar mais aprofundadamente sobre Maher, o seu filme e sobre outros grandes comediantes com mãos neste assunto no Portal Ateu.

2 comentários:

Anónimo disse...

Então vou deixar-lhe bem claro o meu ponto de vista. Há um argumento muito pouco válido, ou incorrecto, nos ateus e que é este:
ciência = razão e fé = religião.

A fé pode não estar ligada à igreja, a instituições, a padres ou Papas. Quer parecer-me que a luta dos ateus é mais contra a religião do que propriamente contra o acreditar em Deus. Têm um "ódio" à Igreja, que muitas pessoas crentes também têm. A religião é, muitas vezes, um dogma, é imposta. A Fé nunca poderá ser imposta, é pessoal e única. E quer parecer-me que os ateus acabam assim querendo fazer o mesmo que as igrejas fazem: impor as suas crenças na razão e criticando quem diz o contrário.

JF

Carlos disse...

Olá JF e obrigado pela visita

Entendo o seu argumento, mas demonstra algum desconhecimento do que é o ateísmo.

Por acaso estou a escrever um artigo para o Portal Ateu sobre isso, mas avanço-lhe aqui algumas ideias:

No que toca a
ciência = razão e fé = religião, é óbvio que não é assim, embora esteja muito perto da realidade. No entanto, um pensamento científico tenta afastar a fé, por uma razão de bom senso. Quer que eu acredite em algo, prove-o OU PELO MENOS mostre-me que por probabilidade científica tem razão.

Claro que a principal luta de um ateu é contra a religião, por saber que as religiões são perigosas, negativas e, na maioria dos casos, criminosas. Mas para perceber a nossa perspectiva, dou-lhe um exemplo: imagine que descobria que um grupo de pessoas neste país queria acabar com os bancos de sangue, por exemplo, por achar que isso é proibido por um, digamos, deus-couve.
Da mesma forma que isto não faz sentido (espero) para si, também para um ateu não faz sentido um santuário de fátima, por exemplo.

Mas também lhe digo que se encontrar um ateu que quer impor a sua visão do mundo, então também encontrou um palerma. Porque a grande diferença entre um ateu e um crente é a mesma do que entre o método científico e um dogma: nós estamos sempre dispostos a discutir, provar e ir em busca da verdade, e um crente não, porque a fé baseia-se sempre no "porque sim e mais nada", no "porque é o que eu sinto" ou "porque é o que está escrito no livro".

E por aí fora...