Sobre a Oportunidade


Situação comum em sítios onde actuo:
"-Olá, eu sempre sonhei em fazer stand-up, escrevo uns textos...
- Boa! Anda: sobe ao palco. O micro é teu, vou-te apresentar...
- Espera! Não vim preparado... "
End of story.

Várias pessoas têm vindo me perguntar coisas sobre "como ter oportunidade para mostrar". Também é comum ouvir pessoas a dizer "Anda aí tanta gente com talento, mas não lhes dão oportunidade..."
Enchi: tenho que falar sobre o assunto.
Não é que perceba muito sobre a coisa, mas tenho que desabafar.
Serve como resposta a muita gente mas especialmente a um amigo meu (cá do peito).

A porra da oportunidade não cai do céu.
Já está. Desabafei.

1º) As oportunidades na vida são fruto do nosso esforço; temos que criar condições para que elas surjam.
Se te enfiares na cave lá de casa, dificilmente a oportunidade terá a gentileza de te tocar à campaínha. Vai para onde deves ir, para perto do que queres fazer. Mexe esse traseiro e arrepia caminho.

2º) Trabalha, cão. Dificilmente alguém te dará uma oportunidade só pelos teus lindos olhos.
Se o fizer, ou é para te contratar como modelo de oculista ou então quer te comer. Trabalha todos os dias no que queres fazer, nem que seja pensar com força e sarrabiscar papéis. Pensar com força também é bom para regular o trânsito intestinal.

3º) A maioria das oportunidades anda sob disfarce.
Se o teu sonho é ser actor de Hollywood, não esperes por essa oportunidade. Agarra a primeira que te parecer mais próxima. Se te convidarem para seres calceteiro em Miami, diz sim: pelo menos estás mais perto. Eu sei que a metáfora foi idiota, mas o que importa saber é que chegas mais depressa lá por portas travessas do que numa suposta linha recta.

4º) Continua a trabalhar, cão.
Não penses que lá porque já és calceteiro em Miami, tens as costas folgadas. Lembra-te do Tino de Rans.

5º) Adquire toda a informação que puderes.
Saber é poder. Se o teu sonho é trabalhar em fotografia, por exemplo, não te limites a dominar a câmera. Aprende os compostos químicos do negativo e descobre o processo de fabrico das lentes. Fazer isto é bom por vários motivos: adquires mais domínio na tua àrea e, pelo menos, preenches melhor os teus tempos mortos a aprender coisas estranhas.

6º) Já nasceste pronto.
Quando a janela de oportunidade se abrir, lança-te. Esquece os medos. Atira-te como um louco. Lembra-te que nunca estarás verdadeiramente preparado.
à vida é um bluff. Enche o peito e vai em frente. Ao menos, se bateres de frente, bates orgulhoso de ti mesmo.

7º) Lembra-te que todos os pontos anteriores estão provavelmente errados e que o melhor que tens a fazer é sair da frente do computador e tratar da vidinha.

Ponto Único) Nunca te esqueças também que fazes parte da Natureza. A Natureza divide-se em predadores e presas. Se calhar estás mesmo neste último grupo. Se assim for, esforça-te por acreditar na vida depois da morte e num bom karma.

18 comentários:

Anónimo disse...

Carlos Moura,

Por falar em oportunidades...li algumas coisas acerca do terminus do seu programa na SIC. Gostava de lhe dar a minha opinião à já algum tempo. Então é assim:
Vi os dois primeiros programas e do que vi no primeiro gostei bastante, transpareceu ser uma pessoa dinâmica com sentido de humor, a estrutura do programa muito bem organizada e sem dúvida uma novidade nas televisões portuguesas...aliás comentei com alguns colegas que iria ser um programa com bastante audiencia pois quanto a mim seria um programa que agradaria a "Gregos e Troianos". E aí está o sucesso, no equilibrio! Já em relação ao segundo senti da sua parte uma autoconfiança exagerada, o que não é do agrado de "Gregos e Troianos". Acho que a condução do programa começou a levar o caminho errado...o que foi pena! Gostei do seu equilibrio do primeiro programa, por mais que o Carlos ponha defeitos na sua pessoa, o que eu entendo perfeitamente. Lute por aquilo que quer pois vai conseguir, tem uma personalidade forte e é bastante inteligente, mas por favor, nada de exageros. "Esperar é uma virtude, conseguir é um privilégio"...mas sempre com equilibrio. A minha opinião está dada e precisava de lha dar! Não pq o conheço ou pq sou do meio, mas sim pq acredito em si!

Cláudia Felgar

K@ disse...

Posso imprimir este texto para me servir de bu(çu)la orientandora?
:-)
Estou a passar um periodo em que me vejo numa encruzilhada do género... e parace-me de grande bom senso tudo o que li neste post.

Obrigado!
;-)

Carlos disse...

Quando comecei a pensar em escrever este texto foi específicamente para um amigo meu. Mas serve como exemplo do meu pensamento genérico.
Claro que anda aí muita gente com muito talento. Mas se não se mexe para o colocar em práctica, não o merece.

Anónimo disse...

Situação comum em certos sítios. "Olá eu sempre sonhei em fazer stand-up". Resposta: "É melhor não".
Outra situação. Olá apesar de não ter graça nenhuma queria fazer stand up. Sou amigo do x e do y, e já sou conhecido no meio". Resposta "sobe ao palco, o micro é teu".
Outra situação. Olá venho aqui pela 14º vez para fazer stand up será que é desta que me deixam? Resposta: "Tá bem rapaz mas só durante 37 segundos".

Anónimo disse...

Carlos Moura,

Costuma dar oportunidades?!

Cláudia Felgar

Anónimo disse...

Carlos Moura,

Costuma dar oportunidades?!

Cláudia Felgar

Carlos disse...

Claro que sim.
Quanto mais pessoas a fazerem comédia, mais expectativas de trabalho a longo prazo.
Falarei sobre isso num próximo post.

mada disse...

assino por baixo.
Abraço.

Anónimo disse...

Carlos , nao posso deixar de dar uma palavra de apoio.Estive no Laf sáb. a ver os região estrangeira (tava nas mesas do fundo pq n tinha reservas :( )Gostei mto dos sketches , do non.sense qd passas no meio do sketche dos outros 2 ainda com a personagem do drogado. Gostei particularmente do da Mafia , deviam apostar mais em cenas com o gajo (risoto ? rigatone ?) com a boca cheia de berlindes . Parabéns e força !!

P.S.- É repetido de outro post mas acho que tava melhor aqui , abraço

Inês Ramos disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Inês Ramos disse...

Os sketches da RE são do melhor!

Pessoalmente adorei «A Palavra è uma Arma» e o «Assaltante que não sabia assaltar» que já tinha visto na quarta-feira passada (numa versão mais... errmm... vernácula e quanto a mim melhor... Eu que até nem sou muito a favor dos palavrões naquele caso ficavam bem. Era mais tarantinesco... Tipo: "any of you fucking pigs move I'll execute every motherfucking last one of you" mas é compreensível que não dissessem porque estavam crianças pequeninas no Laf.)

Agora concordo contigo «figas_21» o sketch da Mafia estava qualquer coisa de fabulástico!!! "...And the mafia award goes to... Carlos Carbonara!..."

Anónimo disse...

Quando me referia a oportunidades, não estava a referir-me a trabalho, a vida é muito mais do que isso...eu queria um gesto, estava a pedir um pequeno comentário ao meu texto, pois eu "acredito em si". Tanta indiferença...isso não se faz a uma mulher!!!

Cláudia Felgar

S. disse...

A Inês Ramos dava uma belíssima redactora de comédia. Sou fã do blog dela e são muito poucas as pessoas que vi escrever como ela. Desculpem, não tem nada a ver com o caso, ou talvez tenha, pois não sei.
Se ainda não te pagam para escrever, Inês, deviam. Ou devias agarrar aí um comediante mais bem dizente e forçá-lo a dizer os teus textos. Tenho a certeza de que ia correr bem para toda a gente.

Eu tinha de dizer isto aqui.
(Carlos, dá uma oportunidade à menina, vá!)
:)

Anónimo disse...

concordo plenamente ctg inês. Posso perguntar qual é a morada do teu blog. Estou curioso ,gostava de o visitar ...

karmatoon disse...

Se tiverem «oportunidade» visitem o site liquidgeneration.com

S. disse...

Clica no nome dela, pois então!

Anónimo disse...

blog carlos mouro=merda

Inês Ramos disse...

Obrigada pelo apoio, S., Ana e Figas_21 e demais apoiantes... Graças ao apoio de pessoas como vocês vou estrear-me na «stand up comedy» dia 1, no LAF Comedy Club.