Comunicasom...

...é o nome da produtora responsável pelo SIC 10 Horas e pelo Às Duas por Três. Ou seja, a casa onde vivi os últimos 3 meses.
E reparem que não digo onde trabalhei, mas sim onde vivi, porque na Comunicasom vive-se televisão.
Por onde começar? Bem, pelo estúdio em si.



Os estúdio estão instalados num antigo cinema na Álvares Cabral, entre o Largo do Rato e o Jardim da Estrela, mesmo no centro de Lisboa. Agora um espaço labiríntico e aproveitado até ao último centímetro, do velho cinema pouco resta senão a fachada e um antigo projector de película, carinhosamente exposto numa das escadarias da empresa.
Aqui trabalham mais de oitenta pessoas, de segunda a sexta-feira, num frenesim diário que começa pouco depois das sete e que muitas vezes entra pela noite dentro em reuniões de trabalho.
Basta uma visita para se tornar evidente que, entre camarins, estúdios, sala de maquiagem, guarda-roupa, estúdios, escritórios e redacções, circula mais do que funcionários - circula uma família.
Gente que ali chega a passar mais de 12 horas por dia, gente que ali come, trabalha, ri e se apaixona. E não são poucos os que se apaixonam... os filhos também estão lá para o provar: a Comunicasom tem uma creche para que os mais novos se mantenham por perto dos progenitores.
Lembro-me que, quando comecei a trabalhar em televisão, foram muitos os que me avisaram para ter cuidado com as pessoas do meio. É que a competitividade é elevada e o que sobra são sempre intrigas, estratagemas e traições.
Mas, como não há regra sem excepção, a Comunicasom navega acima desses turbulentos mares.
É, no fundo, natural. A proximidade e a intensidade com que se vive ajuda a aproximar as pessoas, a exigir humanismo e trabalho de equipa. E não é assim tão simples - quem conhecer esta equipa ficará desde logo impressionado com a facilidade com que as mesmas pessoas passam de uma violenta discussão de trabalho para uma alegre e descontraída conversa, em questão de minutos.
Não é esquizofrenia, é sintonia.
Se é para começar por algum lado, que seja pelo bar-refeitório. É aqui que a malta se encontra de manhã para o pequeno-almoço (e que rico pequeno almoço!) e é aqui que se sentam a equipa e convidados para provar as delícias da (provavelmente) melhor cozinheira do mundo, a Milocas. Na redacção também se cozinha mas o destino não é o prato, é a pantalla.
Tenho que agradecer a todos. Porque com todos aprendi algo novo de dia para dia. Gente como o Pedro Goulão, um génio na escrita de humor e camarada de língua afiada...
Não vou dizer todos os nomes, é lógico, mas tenho referir a Paula Correia, editora do "Às 2 por 3", uma locomotiva no trabalho e uma das pessoas mais divertidas e perspicazes com quem alguma vez convivi, tal como o João Patrício, realizador/steady/criativo/músico/.../...
Um abraço forte para o Manollo e para o Mário. Obrigado pelo crédito e pela força.
Um abraço forte para Jorge Simões - és o homem-comunicação e conseguiste a proeza de me ensinar coisas até com os teus silêncios, além de seres a prova de que os grandes corações também sobrevivem às batalhas.
Obrigado malta das câmaras, luzes e som.
Sinto-me como o puto que saiu de casa da família.
Obrigado por tudo - muito mais do que provavelmente imaginam.

5 comentários:

Anónimo disse...

É verdade Carlos. Naquela empresa tu foste um membro da família. verificou-se isso pela tua facilidade em frente às câmeras. É óbvio que aquilo é totalmente diferente do que as pessoas vêm em casa, mas pelo que sei, a "Comunicasom"é um grupo muito unido (mais do que qualquer outro grupo de TV). Espero que consigas atingir os teus objectivos e que sejas muito feliz. continua a ser o que és, tanto como pessoa como comediante.

Desabafo de um telespectador...

Anónimo disse...

Para quando novo projecto?

Anónimo disse...

Assino por baixo. E o mais bonito é que foste totalmente honesto e sincero. Sabes que, tendo lá vivido alguns meses, agora também tu fazes parte da família, não?
Já se sente a tua falta, companheiro.

PS: faltou bebermos uma jola de despedida.. sabes porquê, não sabes? ;)

Anónimo disse...

Descobri o blog por acaso dos acasos,oops! Gostei de ler o post e o resto do blog em si!
Aproveito para dar os Parabéns, safou-se muito bem no Às Duas Por 3, foi espectacular (e eu que nem vejo muito o programa, vi). E deixo a pergunta, pois ando muito inculta, qual o seu novo projecto?? (assim por curiosidade, hihii). E aproveito também para perguntar,(já que estou com a mão na massa), se não quer dar uma entrevista para um blog (sombradosol2.blogs.sapo.pt)...Não sou jornalista nem nada que o pareça, mas adoro fazer entrevistas! (isto foi uma abordagem um pouco estupida, mas pronto, tenho desculpa sou adolescente ;P
Caso tenha tempo ou queira..contacte-me... smsl87@hotmail.com ou pelo telefone (se quiser eu depois dou).

Beijinhos e uma continuação de um bom trabalho. Força ai ;)

Girao disse...

Amigo Carlos!! Neste momento encontro-me no Dubai, e ao procurar noticias sobre a Comunicasom dado os boatos ou nao, que circulam por todo o lado, vim dar a tua página. Desde já, obrigado pelas tuas palavras e por me recordares o qto é bom trabalhar em família, sim, porque quem lá passa, nunca consegue esquecer. Estive lá sete anos, e ainda não sei o meu futuro. A vontade de voltar para perto da família é muita, mas só o futuro dirá. Foi um prazer enorme ter trabalhado naquele projecto tão ambicioso que era o Boca a Boca. Era um prazer faze-lo, como tu sabes.
Grande Abraço

Girao