O universo desta mulher


Ela trouxe consigo a fama de ser uma das cantoras brasileiras com mais experiência de palcos e provou-o.
Na passada sexta-feira sentei-me na plateia do Coliseu dos Recreios para assistir a duas horas de excelência musical pela mão de Marisa Monte, uma cirurgiã artística.
O que dizer sobre o espectáculo?
Comecemos pela direcção artística, sublime e inteligentemente colocada entre a cumplicidade e o show-off. Caixas de luz, gruas luminosas e ecrãs gigantes deslizam pelo palco em movimentos suaves, criando vários ambientes e alterando espaços, sombras e cores - uma boa lição de "engenharia artística" para os artistas lusos.
Os músicos da senhora, nove no total, iam desde o fagote ao violino, dos samplers ao cavaquinho. Excelentes, como seria de esperar, e capazes de reproduzir fielmente o complexo ambiente sonoro dos dois últimos álbuns.
No topo de tudo isto, Marisa, a deusa perante um Coliseu cheio. A mulher canta com a voz, com os olhos, com os ombros, com as mãos, com a cintura. A mulher respira no tom certo e suspira afinada. Com a ajuda de um trabalho áudio acima da qualidade média, as cordas vocais da menina estavam claras e nítidas como se nos cantasse ao ouvido.
Por entre umas palavrinhas ao público, fez desfilar pelo espectáculo temas de vários álbuns, com maior incidência nos dois últimos, "Universo ao Meu Redor" e "Infinito Particular".
A mulher canta mesmo bem. Mesmo. O universo cabe-lhe ali todo na alma e, à saída, sentimos ainda a pele arrepiada do seu universo particular.
Magnífica.
E enganem-se os que dizem que ela não prima pela beleza: quando aquele rouxinol está em palco, meus amigos, transforma-se numa das mulheres mais belas do planeta.

1 comentário:

Anónimo disse...

Para o universo ao meu redor ser perfeito faltou esta:

Bem que se quis
depois de tudo ainda ser feliz
mas já não há caminho para voltar
o que é que a vida fez da nossa vida?
o que é que a gente não faz por amor?

Mas tanto faz, já me esqueci de te esquecer porquê
o teu desejo é o meu melhor prazer
e o meu destino é querer sempre mais
a minha estrada corre pro teu mar

Agora vem pra perto vem
vem depressa vem sem fim dentro de mim
que eu quero sentir
o teu corpo pesando sobre o meu
vem meu amor vem pra mim,
me abraça devagar
me beija e me faz esquecer

bjo.