Pós-Referendo

A abstenção é o que é, a histeria dos "movimentos de cidadania" ao saber os resultados não se justifica, alguns intelectuais da nossa praça parecem-me agora mais imbecis do que antes e, na guerra pelas audiências, nenhum canal televisivo tratou a informação com a decência que ela merece.
Montámos a tenda, vivemos um circo e continuamos a falar das coisas pela rama.
Pelo menos o sim ganhou, coisa que eu não esperava.
Pouco mais tenho a dizer, excepto que fico triste com a desinformação, os arraiais festivos e os efémeros circos mediáticos.
No meio de tudo isto, quem ficou a ganhar no curto prazo foram os fabricantes de t-shirts, panfletos e outdoors. Gostava de saber quanto é que este referendo custou, para ambos os lados da trincheira (já que fizeram disto um conflito).

5 comentários:

Dissendium disse...

Tenho pena deste país, já que ainda que tenhaq ganho o sim, eu duvido muito que venham a ser postas em prática iniciativas e desenvolvidas infraestruturas que realmente apoiem a mulher de forma eficiente. Concordo com o pessoal do Não numa coisa: que seja dada a cada mulher que decide ter o seu filho o mesmo valor que se dispende com um aborto. Noves fora isto, o país mostrou bem que merece o governo que tem e que tudo serve para espectáculo de domingo à noite. Rigor? será que ha estações que conhecem essa palavra? Não me parece. Pena...

Miguel disse...

Não sejam tão pessimistas, pá...

Há que dar uma oportunidade aos senhores antes de julgar os resultados. Quanto aos custos do referendo, Carlos, devem ter sido elevados, mas isso é um mal da Democracia (penso que um mal menor, se comparado com os regimes alternativos). Já agora, apesar da abstenção ter sido elevada, não se esqueçam que houve mais 1.200.000 eleitores do que em 98.
Portugal começa a ser um país laico... nada mau, nada mau...

Carlos disse...

Miguel, eu nem quero saber o preço do referendo, quero saber é o preço da campanha, de ambos os lados, com outdoors e toda uma parafernália de meios e suportes de marketing...

Luis Prata disse...

Olá Carlos,

O valor que ouvi foi de cerca de 9 Milhões de Euros. Este valor foi dito por um dos intervenientes salvo erro na RTP durante a transmissão dos resultados em directo. Se correspondem à realidade ou não, isso já não sei.

1 Abraço

Luis Prata disse...

Depois do meu último comentário fui pesquisar um pouco e encontrei estes artigos:

http://jn.sapo.pt/2007/01/18/primeiro_plano/campanha_dispara_gastos_face_referen.html

http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?idCanal=0&id=229142

Pelos vistos terá sido à volta de 2-3 Milhões.

Possivelmente os 9 Milhões que ouvi são a soma deste custo ao custo do referendo..