Harris em português

Já aqui tinha falado de Sam Harris, num post que, na altura, deu origem a uma acesa discussão entre os leitores deste blog; inclusive com algum hate-mail à mistura e tudo.

Para quem não sabe e/ou não viu, Sam Harris é uma das principais referências da actualidade no que toca ao chamado novo ateísmo. E eis que, nem a propósito, chega a Portugal o seu livro mais badalado e em língua lusa: The End of Faith, O Fim da Fé.
Depois de ter lido o original, já tenho a tradução em fila de espera para voltar a ler.

E, depois de tanta discussão, aqui fica a vossa oportunidade para se documentarem, crentes ou não.
O livro está em todas as livrarias, graças às publicações da editora Tinta Da China. É só comprar, por exemplo aqui.

Para aguçar o apetite, aqui ficam alguns vídeo de Harris.



O meu favorito é este:

5 comentários:

Anónimo disse...

Não acredito em Deus ou em nenhuma forma de religião. Acredito sim, em mim. Na vida. Acredito no amor, no perdão,na humanidade. Isso devia bastar!

Anónimo disse...

Simplesmente perfeito. Confesso que não conhecia este homem, mas o seu discurso constitui o que de mais inteligente eu escutei sobre religião em toda a minha vida. Espero sinceramente que consiga todo o protagonismo que merece, por todas as razões possíveis.

Anónimo disse...

Não sei se a humanidade está preparada para uma auto-responsabilização tão consciente como a que decorre da opção clara por um ateísmo... se não há deuses nem forças superiores, somos nós os únicos responsáveis pelas nossas acções... que será das "guerras santas"?...

Um abraço,

Manuel Prata

Miguel disse...

Subscrevo.
Subscrevo o post, o video e os comentários.
Mas nnão posso deixar de reparar que, no video, o Cristianismo é alvo dos maiores ataques gráficos e teológicos (susceptíveis de ofender os seus adeptos) ao passo que o Islamismo e o Judaísmo são tratados com muito maior benevolência. O hinduísmo, então, nem foi referido...
Repare-se que não tenho nada contra os ataques ao Cristianismo, apenas acho que não houve um tratamento equilibrado da insanidade que as outras religiões também representam.

Anónimo disse...

Carlos, Carlos...Cá estou eu para te chatear.
Caso estejas interessado, existe um documentário, disponível no YouTube, intitulado "The Trouble with Atheism". Foi escrito e produzido pornum jornalista inglês, Rod Liddle, que não é crente. Rod Liddle já fe documentários nos quais critica corrosivamente o fundamentalismo cristão nos EUA; porém, penso que teria interesse veres este trabalho jornalístico, que apela a uma sociedade agnóstica.

Parte 1:

http://www.youtube.com/watch?v=xSM7BUmx6hY

Parte 2:

http://www.youtube.com/watch?v=7XTk-ecK9VM&mode=related&search=

É bastante interessante. Abraços.