Um século de rotores e pás

Paul Cornu e a sua gerigonça, que se supõe ter funcionado, embora pouco


A 13 de Novembro de 1907, o francês Paul Cornu pilotou o seu protótipo de hélice dupla e fez o aparelho erguer-se no ar. A cerca de 30 centímetros do chão. Durante cerca de 20 segundos. Dizem.
Independentemente da dúvida, a maioria dos historiadores marca este feito como a data em que o homem testou pela primeira vez um helicóptero.
Claro que já antes o Homem conhecia a hélice - os chineses tinham brinquedos com hélices voadoras no ano 400 AC e Leonardo Da Vinci já desenhava máquinas voadoras baseadas no princípio da sustentação por efeito parafuso - mas só no início do século XX se conseguiu começar a pensar em transformar esse sonho em realidade.

Das primeiras máquinas hesitantes ao helicóptero como hoje o conhecemos foi questão de meio século.
Com o desenvolvimento da tecnologia e da mecânica graças ás necessidades da guerra, o helicóptero passou de um aparelho estranho para uma evoluída forma de transporte, capaz de dominar os céus como uma libélula. Hoje são máquinas indipensáveis, tanto no terreno de combate como na luta aos incêndios, na assistência médica e no transporte humano.

Qual o futuro? Falamos agora cada vez mais de carros flutuantes, tipo família Jetson, embora muitos digam que é impracticável. Seja qual for o futuro do helicóptero, uma coisa é certa: está muito próximo.






(Com os sinceros parabéns a Mário Moura, comandante dos ares e progenitor deste escriba)

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