Papa aqui a ver se eu deixo

O papa Joseph Ratzinger, capo di tutti capi, fez este fim-de-semana críticas severas aos bispos portugueses que se deslocaram ao Vaticano (será que voaram low-cost?). Apesar de alguns elogios (especialmente à medieval concordata que o Estado voltou a assinar com a Igreja), o papa lá deixou escapar uns quantos dedos apontados à Igreja Católica portuguesa.
E tem razões de sobra para o fazer. No nosso país, a taxa de adesão a esta multinacional religiosa é cada vez mais baixa. Há menos baptismos, menos comunhões, menos fiéis nas igrejas e até mesmo menos padres: por cada dois que morrem apenas um é "admitido ao serviço", o que é um balanço francamente animador para pessoas como eu. Apesar dos investimentos imobiliários e da pressão social, a verdade é que a igreja está a perder terreno.

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), D. Jorge Ortiga, reconheceu a dificuldade da hierarquia em lidar com o crescente abandono da fé pela população portuguesa: "O povo português continua, na sua grande maioria, a afirmar-se católico embora reconheçamos que os ventos do relativismo e indiferentismo exercem uma grande pressão, provocando atitudes e opções ambíguas e, em alguns casos, contraditórias", afirmou o bispo português, denunciando a existência de "pequenos grupos, imbuídos dum espírito laicista, que têm pretendido suscitar possíveis conflitos".

Gosto especialmente da noção de pequenos grupos que andam por aí a "armar barulho" e da tentativa de passar a mensagem de que o abandono da fé é uma questão de "relativismo e indiferentismo".
Engana-se, o senhor Ortega (nome familiar, não?).

O que leva ao abandono da fé não é o indiferentismo, pelo contrário, é a consciencialização.

Desde que Darwin publicou "A Origem das Espécies", até à tomada de posição de nomes como Carl Sagan, Albert Einstein e outros, a supremacia da razão e da lógica tem-se revelado uma caminhada difícil.
Apesar de cada vez mais existirem pessoas não-crentes e de, cada vez mais, sentirem que o podem dizer sem correr o risco de acabar na fogueira em praça pública, o certo é que não chega a ser um movimento. Isto acontece porque a maioria dos ateus não anda por aí a espalhar aos quatro-ventos que não acredita em deus, anjinhos da guarda e santos milagreiros, porque aparentemente não faz grande sentido, e é fácil de explicar porquê. A lógica é mais ou menos esta:
Quem não acredita que existem fadas no seu quintal não sai à rua a dizê-lo. Mas, por outro lado, quem acredita que no seu quintal se escondem seres mitológicos fará todos os esforços para convencer pelo menos os vizinhos.
Esta é a barreira que separa os ateus dos crentes, mas é também um dos maiores impedimentos à evolução natural do pensamento humano.
É preciso unir esforços e sair à rua dizendo claramente que é permitido falar e criar a discussão sobre religião. Ao contrário do que a Igreja diz, podemos falar sobre isso e não se trata de silenciar a coisa ao oportuno dogma da fé.
Falar sobre a existência de Deus é tão válido como falar sobre a existência do monstro de Loch Ness (apesar de que este último leva a vantagem de ter pelo menos uma foto tirada).
E falar sobre as coisas é o princípio para se esclarecer as pessoas e clarificar a sociedade, e dar o primeiro passo para a eliminação de um dos maiores cancros que corrompe o planeta.
Temos que forçar os ateus a encararem os deístas e teístas no terreno da argumentação, porque é a única forma de eliminarmos mais um mito da história da humanidade; um mito que ainda hoje subjuga milhões de pessoas, desvia milhões para usufruto próprio e está na origem de quase todos os conflitos armados humanos.

O papa tem toda a razão em estar preocupado. Como se já não bastasse termos acabado com a caça às bruxas e a Inquisição, a humanidade ameaça agora atacar a raíz do mal.

P.S.:
Resposta a um mail de um visitante deste blog

Caro F.,
obrigado antes mais pela agilidade com que respondeste a este post (8 minutos?) e pela atenção de a teres enviado como correio electrónico e não como "comentário de ódio". Permite-me que responda ao teu mail ponto-por-ponto, além de que também publicarei a resposta no meu blog, por a considerar elucidativa a todos os outros leitores.
- Não, não creio que deva ter vergonha de criticar "a maior instituição religiosa do mundo". Primeiro, porque não é (conheces o Dalai Lama?) e, segundo, porque tamanho não é documento;
- O facto de ter muitos adeptos não significa tem razão e, sim, acho que "milhares e milhares de portugueses" é que estão errados. Relembro-te que o nazismo também conseguiu muitos adeptos e isso não faz dele uma doutrina correcta;
- se minha atitude "insulta as pessoas de fé" e "vai contra" as minhas "responsabilidades de pessoa com imagem pública" (lol), é fácil: não leiam. mudem de canal. Da mesma forma, também considero insultuoso o que qualquer organização religiosa promove, da mesma forma que tu próprio também considerarias insultuoso se alguém agora formasse uma igreja ao Deus-Lua ou ao Deus-Telemóvel (com a vantagem de serem dois deuses que pelo menos existem fisicamente);
- concordo que a existência de Deus não pode ser cientificamente provada, mas isso não faz com que exista. Também não consigo provar que não existem dragões voadores, mas sei que não existem, quanto mais não seja pela lei da probabilidade. E, pelo menos no terreno da probabilidade, posso discutir a existência do teu Deus;
- se houver inferno, terei todo o gosto em arder lá, como referes. Afinal de contas, não vou querer passar a eternidade longe de todos os meus amigos.

CM

9 comentários:

Eduardo Ramos disse...

O que faz andares por fora!
Ficaste como uma lata de cola que é agitada durante largos segundos. Quando se abre a tampa... é banho na certa... neste caso de informação.

Falando especialmente deste post.

HAHAHAHAHAHA

Pronto. Era só isto.
Também ando com uma mão cheia delas atravessadas... mas fica para outro dia.

Abraço.

Anónimo disse...

Informção e muita raiva acumulada....

Seja mt bem vindo, já se sentia a sua falta...

bj

Carlos disse...

ni:

não confudas raiva com urgência

:)

CM

Anónimo disse...

Não tenho mt jeito pra este género de coisas….Mas queria explicar-me, pareceu-me raiva tlv por ter lido tudo de uma forma mt brusca, ou pq entendi q era urgente informar, e dessa cede de ver toda esta gente informada, de tal forma k me pareceu raiva!
Aproveito também para confessar a tristeza que sinto ao ver que cnt td na mesma, isto é, os que se afirmam seguidores de um deus católico seguem-no à sua maneira, começando por desrespeitar os 10 mandamentos… pelo que me parece ter-te sido dito no e-mail que recebes-te…. “se houver inferno, terei todo o gosto "em arder lá", como referes.” Tudo depende da forma como se diz, mas vivendo-se num país que se diz livre, penso que a expressão/pensamento não deveria ser criticada, apenas comentada!
Uhmmm k tal um fórum sobre o tema…. :P

Gui disse...

Tem piada...

Vinha aqui para postar que tenho fadas no quintal e tu escreves isso! ...que chatisse! Agora como vou distribuir os meus panfletos? Ou divulgar o livro que ando a escrever sobre "fadas e como elas fazem crescer mais depressa a relva à volta do gnomo"? Que m*rda, pá...

Ando a fazer um anexo (tipo marquise, sabes?) para receber aqueles que também têm fadas no quintal e partilharmos experiências... até já pensei em escrever um conjunto de regras para todos aqueles como eu se portarem bem, e não deixarem de merecer terem-nas lá...já vou em 10... preciso de descansar...

Mas pronto... agora estragaste tudo! Hás-de arder num quintal sem relva (nem gnomos!!) para todo o sempre, percebes...?!

Hmmm... que caraças...

Ass:
Energumeno que pensa pela própria cabeça
aka
Guilherme Fonseca

Vítor disse...

No meu ver a falta de fé e o abandono pela prática religiosa, a diminuição de casamentos e baptisados. só tem uma explicação...
O crescente forma do Benfica.

Já agora por cada dois padres que morrem só um é admitido- Eu digo... TANTO! Fdss:S

Adriano Rocha disse...

Boas

Se foi por raiva como alguns dizem, se foi por outro motivo, não importa. Concordo plenamente com o post e acrescento está na hora de retirar todos os beneficios e ajudas que essas instituições (catolicas e as outras) recebem, a partir do momento que o vaticano tem para alem de industria, banca e agora uma equipa de futebol, é sinal que não precisa de nada. Já agora obrigado á igreja catolica por ter durante 1700 anos ter atrasado o desenvolvimento cientifico e literário da humanidade, e ao seguidores do islão que a cerca de 900/1000 anos queimaram a biblioteca de Alexandria...

Adriano

HSB disse...

Deus na Bíblia não existiu fisicamente :) está provado. pronto.

W. disse...

Encontramo-nos lá em baixo então, no -58!